BLOCO CARNAVALESCO " SALTÕES"
As 18 horas de domingo surgia entre aplausos ...... na nossa principal rua a novel associação CC Saltões, que obedecia a seguinte ordem: abrindo o préstito, a comissão de honra composta dos cavalheiros Srs. Pompílio Freitas, Dr. Antônio Bento Soares, seguindo-se o carro de música, tendo a frente o estandarte do Club conduzido pelo Sr. Amaruy Arruda.
Gondola veneziana, carro de belo efeito, conduzido pelas senhoritas Esther Freitas, cigana; Alda Barbosa, colombina; Hilda Krusser, pacarets; Branquinha do Nascimento, odalisca; Chiquinha Piegas e Antonina Moreira, remadoras; Clara Cunha, cigana e Noemia Noguez, florista..
Carro de crítica: conduzindo dois espirituosos Saltões que trouxeram em hilariedade a multidão que os acompanhavam
Carro egípcio conduzindo a rainha, a galante senhorita Diva Barbosa, sua corte e pagens.
Guarda de honra composta por entusiastas Saltões.
As 20 horas recolheu-se o préstito, sendo a gentil soberana acompanhada a té sua residência pela sua corte, membros da diretoria e populares. Sendo ai saudada por Joaquim Oliveira.
Na terça-feira, dia 20, realizou-se no vasto salão do Club Harmonia, gentilmente cedido, um animado baile a fantasia, que prolongou-se até a madrugada, oferecido a galante soberana que compareceu acompanhada de sua corte.
A polonaise, dançada por 54 pares , foi marcada pelo ilustre amigo Capitão Severiano R. do Nascimento, esforçado presidente dos Saltões, tendo como par a rainha.
Abrilhantaram o baile a orquestra dirigida pela família Guerra, ora entre nós.
Durante os dias de carnaval, percorreu as ruas da villa, encorporada e sob fogos de bengala e lampeões venezianos a associação bailante progresso.
FONTE: Jornal - O Gaúcho de 4/03/01917