Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

E lá se vão 115 anos

Club Harmonia



Na noite do dia 16 do corrente ( janeiro de 1897), ás 8 horas da noite, na sala das sessões do club Harmonia, presentes todos os sócios e um grande número de pessoas gradas de nossa primeira sociedade, teve lugar a instalação do club, executando a banda de música Santa Roza, escolhidas peças de seu repertório. Foi uma grande festa, bastante agradável. Fez uma bonita locução o presidente da sociedade, o Tenente Franklin Máximo Moreira. O Sr. João Miguesl de Moraes leu uma locução ofertando ao presidente da sociedade, em nome do Dr. Manoel Ferreira Escobar, um bonito ramalhete de flores.


As galantes meninas, Ana e Maria Luiza, filhas do nosso amigo Henrique Maria Lopes, também offertaram dois magníficos ramalhetes de flores ao presidente da sociedade.
O Sr. Franklin com enthusiasmos agradeceu. Usou da palavra fazendo longas considerações a cerca de sociedades congeneres a que se acabava de instalar, o cidadão Bernardino Alves Bastos. O Dr. Escobar Júnior, não podendo assistir a festa da instalação, dirigiu um ofício ao presidente e mais membros da diretoria, saudando a sociedade e offerecendo seu valioso concurso, propondo leccionar matérias do curso secundário aos que se matricularem nas aulas do club.



O Sr. Tenente- Coronel Leão Terres offertou um bilhar á sociedade. Foi conferido o diploma de sócio honorário á banda de música Santa Roza.



Foi nomeado o procurador da sociedade o Sr. Antônio André Pinto.O Sr. Franklin M. Moreira offereceu a jóia de 50R000. O Sr. Angenor Cunha, pos a disposição do Club 20R000. Instalou-se a sociedade com 55 sócios fundadores, porém em pouco tempo atingirá 150 sócios effectivos.



A casa onde funciona a sociedade, é o sobrado do Sr. João Leite, uma das maiores e melhores propriedades desta villa.



Transcrito do Jornal "O Ìris" de 24 de janeiro de 1897 nº 4 Anno II
Arquivo do Museu Municipal "Capitão Henrique José Barbosa"


( OBS: A grafia segue conforme documento original )



Inauguração da nova sede do Clube Harmonia em 25 de setembro de 1936
Arquivo de Fotográfico do Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa



O Clube Harmonia ficou famoso na região por seus bailes de gala, elegantes e refinados, frequentados pela " alta" sociedade canguçuense ( pelo menos era assim a expressão da época) e pelos fantásticos carnavais de salão do passado, onde os blocos de carnaval enchiam de colorido e alegria o salão do Harmonia.

Fui frequentadora assídua do Clube Harmonia na minha juventude. Para lá iamos em noites de festas ou simplesmente conversar, encontrar com as amigas, enquanto os meninos jogavam bilhar.

Era realmente muito bom frequentar os salões dos Clubes Harmonia e Cruzeiro...

Pena que os tempos mudam e hoje estes já não chamam a atenção dos jovens como no passado.




Jovens aproveitando as festas oferecidas pelo Clube Harmonia.



Antônio Farias Reyes, Armando Morales, Plinio Soares, Carlos Domingos Jacondino e outros dois amigos que não reconheci.

Álbum de família






Casais em baile oferecido pelo Clube Harmonia no início da década de 60
Meus pais: Antônio e Neifa Goulart Reyes e os tios Nilton e Cléia Porto Almeida




FOTOS : Álbum de família

13 comentários:

Unknown disse...

Ainda não conhecia o blog! Gostei de ver citada minha bisavó Ana, filha de Henrique Maria Lopes - um dos três fundadores do Clube Harmonia! Abraços!

Maria Fernanda Wanglon Montagna

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando Souza disse...

Gostei muito de encontrar este blog, pois filho de Tito Albano de Souza, que foi filho de Jose Albano de Souza e de Maria Luiza Lopes, ela filha, por sua vez, de Henrique Maria Lopes. O ramo de minha avo esta quase no fim pois todos do filhos ja morreram e de neto somos quatro, eu, meu irmão e duas primas, Carmen Regina filha de Eldejar Albano de Souza, mais conhecido em Canguçu de Jarra e Ana Lucia, filha de Joao Albano de Souza, esta moradora em Canguçu

Anônimo disse...

Gostei muito de encontra este blog, pois sou neto de Maria Luiza Lopes de de Jose Albano de Souza, filho de Tito Albano de Souza. Meu pai como seus irmão ja faleceram, dos netos dela somos apenas quatro, eu, meu irmão, uma prima Carme Regina, filha de Eldejar Albano de Souza , mais conhecido em Canguçu por Jarra e outra prima Ana Maria, filha de João Albano de Souza. Fernando Luiz Machado de Souza

Anônimo disse...

Foi muito bom encontrar este blog, pois sou neto de Maria Luiza Lopes, que foi casada com Jose Albano de Souza, medico em Canguçu, meu pai Tito Albano de Souza e seus irmão ja faleceram. Fernando Luiz Machado de Souza

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sou neto de Maria Luiza Lopes, gostei muito deste blog. Fernando Luiz Machado de Souza

Fernando Luiz disse...

Nossas avos eram do ramo da familia Simoes Lopes, isto me dizia a tia Hester, a quem eu chamava de Vó, pois ela criou meu pai,ela era filha do primeiro casamento de meu avo.A vo Maria Luiza morreu durante a peste que assolou o mundo, ajudou muito meu avo que era medico em Canguçu, salvaram muitas pessoas, mas ela faleceu durante a epidemia.

Fernando Luiz disse...

A minha avó era filha de Herique Maria Lopes, a vó Maria Luiza, ela casou com Jose Albano de Souza,em segundo casamento dele. Sou filho de Tito Albano de Souza.

Fernando disse...

Sou neto de Maria Luiza Lopes, moro em Santa Maria, rs email flms@terra.com.br

Fernando disse...

Minha vó morreu logo apos meu pai nascer, foi durante a peste que veio da Europa, meu avo, Jose Albano de Souza era medico em Canguçu, a rua na frente do Hospital tem o nome dele, meu pai foi criado pela Tia Hester , filha do primeiro casamento do vô

Anônimo disse...

Fernando Souza, vejo que descendes da irmã de minha bisavó, que se chamava Ana - mais conhecida por "Mosinha". Realmente, o nome de Henrique Maria Lopes era Henrique Maria Simões Lopes. A casa dele era onde hoje é a Associação Rural, creio ser esse o nome, de Canguçu, na Osório, quase em frente ao prédio da antiga rodoviária.
Convivi onze anos com a minha bisavó, de quem eu gostava muito.

Maria Fernanda

Anônimo disse...

Fernando Souza, vejo que descendes da irmã de minha bisavó, que se chamava Ana - mais conhecida por "Mosinha". Realmente, o nome de Henrique Maria Lopes era Henrique Maria Simões Lopes. A casa dele era onde hoje é a Associação Rural, creio ser esse o nome, de Canguçu, na Osório, quase em frente ao prédio da antiga rodoviária.
Convivi onze anos com a minha bisavó, de quem eu gostava muito.

Maria Fernanda